quinta-feira, 23 de outubro de 2008

3 considerações sobre a Paixão, o FCPorto e o Sporting - 3 conside


1º considerando

Desta vez, sou eu que estou ainda sem conseguir digerir o FCPorto 0 – Dínamo Kiev 1.

Há no futebol, ou melhor, há na paixão pelo futebol e por um clube algo de irracional.

Na 3ª feira, saí de manhã de casa sem intenção de ir ao Dragão. Um almoço-reunião muito importante às 13h, que poderia acabar bem depois das 4 da tarde, comprometia a viagem. Até porque não teria coragem de pedir a companhia fosse de quem fosse sem saber se poderia ir ou se teria que ficar em terra.

Mas, pelo sim pelo não, mesmo assim pus no carro um “fato de gala” para substituir o fato, a gravata e os sapatinhos de engraxar.

A reunião terminou pouco antes das 4. Olhei para o relógio, esprestei o estado do tempo, voltei a olhar para o relógio e… fechei o computador, vesti o casaco, apaguei a luz e lá vou eu. Ainda fiz 2 telefonemas. Os 2 sem sucesso. Ninguém me atendeu.

3 horas depois estava a estacionar o carro junto à Torre das Antas. Foi uma viagem de louco. Segui pela A8 e depois pela A17. Depois das Caldas, chuva e mais chuva. Vento raivoso. Céu carregado. 10º no termómetro.

O que explica isto? Qual é o lado racional que se pode encontrar nesta decisão? Um jogo nem era decisivo. Era transmitido pela RTP. Poderia vê-lo e revê-lo confortavelmente, jantar tranquilamente. Sem gastar um cêntimo.

O que explica isto? Não sei. É o lado irracional que há em nós? Não sei. Só sei que fui apanhado por esse lado irracional.

Arrependido? Não estou arrependido.

Valeu a pena? É claro que valeu a pena.

Pode voltar a acontecer e, se voltar a acontecer, farei o mesmo exame de consciência que faço agora.

2º considerando

Mas a verdade é que, pelo nosso FCPorto, as coisas vão mal.

Mais grave que a equipa ser uma sub-equipa – a equipa 2008-09 é uma sub-equipa! é o facto de os jogadores ficarem completamente demolidos e psicologicamente de rastos quando sofrem um golo.

A equipa deste ano é fraquita.

Mas, como se isso não bastasse, "nivelou por baixo".

Normalmente, nas grandes equipas, os jogadores novos são "absorvidos" pelos antigos e começam a jogar como eles tão cedo quanto possível.

Mas o que está a acontecer agora é que jogadores como Lizandro ou Lucho já estão a jogar como os novatos.

Não devia ser assim, mas está a ser assim.

Foi desesperante ver o Porto-Dínamo.

2 ou 3 hipóteses reais de marcar o golo e talvez mesmo matar o jogo. Mas uma falta desnecessária a meio da 1ª parte provoca um livre em zona perigosa. FCPorto aparentemente desconcentrado e displicente. Golo sofrido a frio, tipo cotovelada no estômago dada no meio da multidão por alguém que não se conhece!

Se fosse a primeira vez, ainda se compreendia, mas já não se aceitava.

Se fosse no início do campeonato, ainda se aceitava e compreendia-se.

Mas, nesta altura do campeonato, já não se compreende nem se aceita. E muito menos se atura.

Será que a equipa vai estar sempre em formação?

3º considerando

Mas, no meio da tristeza, tive ontem uma alegria. Contrariando as expectativas, o Sporting ganhou! Fiquei satisfeito. Não só porque tenho simpatia pelo Sporting e gosto que ganhe – excepto obviamente nos jogos entre ambos e sempre que a vitória do Sporting prejudique o FCPorto – mas também porque os meus 2 filhos (a minha filha e o meu genro são benfiquistas...) sofrem tanto pelo Sporting como eu sofro pelo FCPorto. Ontem, todos vibrámos com o golo do Liedson. E eu a lembrar-me que, 24 horas antes, o FCPorto teve uma hipótese de golo idêntica. A diferença é que a bola do FCPorto ficou no poste, a do Sporting foi até à rede.

Processo "Liquidar Pinto da Costa" perto do fim

No meio das decepções que a equipa de futebol do nosso FCPorto nos dá de vez em quando - e ultimamente são assíduas - há uma boa notícia: Pinto da Costa não vai a julgamento pelo "caso" Nacional-slb.

Mas, sendo uma boa notícia, não deixa de ser uma má notícia para a percepção que as pessoas têm da justiça.

Uma notícia de jornal é, ao mesmo tempo, denúncia, acusação e sentença, sem o acusado/denunciado/perseguido ter tido a possibilidade de se explicar e muito menos de se defender. Quem cai nas malhas de uma certa comunicação social passa rapidamente de arguido a réu e de réu a condenado.

Desta vez, não foi com a Comunicação Social. Foi com a "Super-Polícia".

Começam a não restar dúvidas de que se tratou de uma "investigação" dirigida. Nunca deveria ter-se chamado "Apito Dourado", porque o código era "Liquidar Pinto da Costa". Foi só para disfarçar.

Até agora, ninguém o liquidou. A não ser a Liga e, depois, a Federação.

Mas acredito que a Liga vai ter que engolir a sua "sentença", porque os factos em que se baseia e que dá como provados ainda não foram como tal considerados por nenhum tribunal português.

Vai ser um caso jurídico curioso: nenhum tribunal considera que Pinto da Costa corrompeu ou tentou corromper, mas a Liga considera que corrompeu.

Mas a verdade é que certa Comunicação Social continua à espera de ver Pinto da Costa na cadeia. E muita da opinião pública também.

O mal é que, quando se espera uma certa sentença condenatória e ela não surge, foi só porque a justiça não funcionou... até já há quem diga que os juízes de Gondomar e do Porto são todos do FCPorto!