quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Processo "Liquidar Pinto da Costa" perto do fim

No meio das decepções que a equipa de futebol do nosso FCPorto nos dá de vez em quando - e ultimamente são assíduas - há uma boa notícia: Pinto da Costa não vai a julgamento pelo "caso" Nacional-slb.

Mas, sendo uma boa notícia, não deixa de ser uma má notícia para a percepção que as pessoas têm da justiça.

Uma notícia de jornal é, ao mesmo tempo, denúncia, acusação e sentença, sem o acusado/denunciado/perseguido ter tido a possibilidade de se explicar e muito menos de se defender. Quem cai nas malhas de uma certa comunicação social passa rapidamente de arguido a réu e de réu a condenado.

Desta vez, não foi com a Comunicação Social. Foi com a "Super-Polícia".

Começam a não restar dúvidas de que se tratou de uma "investigação" dirigida. Nunca deveria ter-se chamado "Apito Dourado", porque o código era "Liquidar Pinto da Costa". Foi só para disfarçar.

Até agora, ninguém o liquidou. A não ser a Liga e, depois, a Federação.

Mas acredito que a Liga vai ter que engolir a sua "sentença", porque os factos em que se baseia e que dá como provados ainda não foram como tal considerados por nenhum tribunal português.

Vai ser um caso jurídico curioso: nenhum tribunal considera que Pinto da Costa corrompeu ou tentou corromper, mas a Liga considera que corrompeu.

Mas a verdade é que certa Comunicação Social continua à espera de ver Pinto da Costa na cadeia. E muita da opinião pública também.

O mal é que, quando se espera uma certa sentença condenatória e ela não surge, foi só porque a justiça não funcionou... até já há quem diga que os juízes de Gondomar e do Porto são todos do FCPorto!

Nenhum comentário: