sábado, 3 de maio de 2008

verdade desportiva

Poucos dias antes do benfica-Belenenses, o benfica anunciou a contratação de Ruben Amorim, um dos mais valiosos jogadores belenenses.

Rui Moreira escreve: uma contratação "a bem da verdade desportiva".

Temos que reconhecer que põe em causa a ética desportiva uma equipa anunciar a contratação de um jogador da equipa contra quem vai jogar daí a uns dias. O benfica já o fez mais que uma vez esta época (Makukula, Jorge Ribeiro e Ruben Amorim) e não consta que queira terminar com tal prática, "a bem da verdade desportiva".

O "Correio da Manha" esclarece: "Rui Costa, jogador do Benfica, assegura que nada teve a ver com as aquisições de Jorge Ribeiro (Boavista) e de Ruben Amorim (Belenenses), apesar de passar a director desportivo na nova época, e não quer que o clube retire a sua camisola.

59.900.000


Entre a 1ª e a última página de A Bola de ontem, há uma diferença de 59.900.000 euros!

Na 1ª página, A Bola anuncia que vieira e Berardo "põem em marcha projecto grandioso: 60 milhões para reforçar o benfica", acrescentando: "presidente e investidores tentam criar fundo financeiro que permita contratar jogadores de qualidade".

Na última página, anuncia-se que o Sindicato dos Jogadores vai criar um "fundo salarial com 100 mil euros" destinado a "acudir às situações financeiras mais preocupantes" de salários em atraso (afectando, segundo o Presidente do Sindicato, mais de 400 profissionais).

No benfica, volta-se ao princípio todos os anos. É desta! Não há passado, a não ser o passado de antes de o homem ter chegado à lua! Apenas futuro. Se nos lembramos que a "equipa de sonho" de Cardozo, Di Maria e Makukula custou mais de 35 milhões, é óbvio que a próxima equipa vai ser muito melhor.

Mas o que dá pensar é a situação de alguns clubes que disputam a Super Liga e mantêm salários em atraso.