domingo, 2 de novembro de 2008

O que deve um portista fazer pelo seu FCPorto?

Num momento difícil como o que a equipa do FCPorto atravessa, os adeptos interrogam-se sobre o que deverão fazer para apoiar o seu clube. Alguns poderão estar ocupados e preocupados em levantar acusações e em encontrar culpados.

Mas a atitude positiva neste momento é procurar soluções.

Todos sabemos que não serve para nada e aproveita apenas aos nossos adversários tomar atitudes de crítica pública, assobiando o treinador e os jogadores.

A equipa já foi assobiada e não foi por isso que melhorou.

Os problemas do FCPorto são internos. Não vêm de fora e não vale a pena criar fantasmas.

O FCPorto não está a ser perseguido por ninguém, não está a ser vítima de viciação de resultados, não tem sido prejudicado nem beneficiado pela arbitragem. Quem o disser está a querer esconder-se da realidade.

Não vale a pena meter a cabeça na areia. Quem tem que resolver os seus problemas é o FCPorto.

Aos adeptos compete, por isso, apoiar a equipa. Agora mais que nunca.

E como se pode apoiar a equipa?

Mandando mensagens de incentivo e de apoio. Escrevendo posts de sentido positivo nos blogs. Criticando os que se aproveitam desta fragilidade transitória do FCPorto para denegrir a imagem do clube e o seu passado de glórias. Acreditando no futuro, porque se é verdade que não há bem que sempre dure, também é verdade que não há mal que não acabe, como diz o povo.

Os adeptos do FCPorto não se podem confundir com os inimigos do FCPorto! Logo, os adeptos do FCPorto não podem juntar-se ao coro dos nossos inimigos.

Os nossos inimigos querem o mal do FCPorto e ficam satisfeitos com isso.

Os adeptos do FCPorto querem o bem do FCPorto e que o clube seja sempre melhor que todos os seus adversários e muito, mas muito melhor que os seus inimigos.

O próximo jogo tem a vantagem de ser longe daqui. Liberta a equipa da pressão de casa e a pressão do adversário pode transformar-se em pressão positiva e estimulante.

Será a grande oportunidade de, aproveitando circunstâncias que em princípio poderiam ser adversas, transformar essa ameaça na oportunidade para reagir e superar as dificuldades.

É minha convicção que a crise do FCPorto é profunda e admito que possa durar 1 ou 2 épocas.

Ao longo de um ciclo de vitórias, podem surgir altos e baixos.

Nos últimos 15 anos, o FCPorto venceu 10 campeonatos, 6 Taças de Portugal e 8 Super-Taças. Houve uma única época em que nada ganhou (2004-05, a seguir à Liga dos Campeões). Em todas as outras ganhou ou o Campeonato ou a Taça e, quando não conquistou o campeonato, ficou em 2º lugar. É uma performance sem paralelo em Portugal.

Nas competições da UEFA, também nos últimos 15 anos, figura o nome de um único clube português e raros foram os que, tal como o FCPorto, conquistaram 2 ou mais títulos. Além do FCPorto (Taça UEFA em 2003 e Liga dos Campeões em 2004), apenas o Manchester, o AC Milan, o Inter e o Real Madrid.

Este ciclo de vitórias em todas as provas que o FCPorto disputou teve momentos altos (o penta, a Taça UEFA, a Liga dos Campeões, o actual tri, 3 dobradinhas) mas também teve momentos baixos, designadamente nas 3 épocas que se seguiram ao penta, em que perdemos 2 campeonatos para o Sporting e 1 para o Boavista ou na época 2004-05, em que nada ganhámos.

Quando ganhou, o FCPorto demonstrou grandeza. Quando não ganhou, o FCPorto demonstrou a grandeza própria dos que lutam até ao fim e não desanimam à primeira contrariedade.

É por isso que digo que, mesmo reconhecendo que a equipa está a jogar mal, tenos que a apoiar, na esperança de que as vitórias vão voltar.