quinta-feira, 26 de junho de 2008

As queixas


Mais uma queixa nos tribunais, desta vez ao DN, JN e O Jogo (os “meios de comunicação social do Grupo Controlinveste”, segundo o comunicado do SLB), por terem noticiado que o clube teria sido sancionado com 6 pontos na época 2007-08 se não tivesse pago, em 20 de Junho de 2008, ao clube brasileiro América os direitos da formação do jogador Alcides, transferido em Janeiro de 2007 para o PSV Eindhoven. Perante o incumprimento do SLB, o América pediu a intervenção da FIFA, que fixou os direitos de formação em 113 mil euros. O SLB tardou em pagar e só o fez em 20 de Junho de 2008, perante a ameaça da FIFA.

O SLB não gostou que a notícia tivesse sido publicada, considerou-a insidiosa (porque serve “tão só os interesses de outros que desesperadamente procuram esconder realidades bem mais condenáveis que uma mera disputa contratual”) e; atendendo à “gravidade dos factos enunciados e a flagrante ofensa da dignidade e bom-nome do SL Benfica” vai instaurar “imediato procedimento judicial contra os órgãos de comunicação social acima referidos”.

Mas o SLB não desmentiu que tivesse recebido da FIFA a carta a comunicar a perca de 6 pontos.

Nem desmentiu que só pagou os 113 mil euros 18 meses depois da data em que o deveria ter feito.

Mesmo assim, vai avançar com a queixa.

Em menos de um mês, é a terceira queixa anunciada pelo SLB.

A primeira foi contra o consultor jurídico da FPF.

A segunda foi contra a própria FPF, a quem o SLB vai exigir 30 milhões de euros para compensar os “prejuízos” causados pelo facto de não ter sido apurado para a Liga dos Campeões.

Não se entende este SLB.

O discurso da vítima, do perseguido, do injustiçado, do “ponham a Judiciária em campo” não conduziu o SLB a nada de bom. Bem ao contrário, colocou o SLB onde neste momento está, isto é, um SLB fragilizado, à procura de uma personalidade ganhadora que o torne competitivo e conquistador.

Mas, como lucidamente escrevia hoje Leonor Pinhão, “agora sofremos com Carlos Martins e Pongolle. Virão? Não virão? Oh, que Verão…”


também publicado em http://novobenfica.blogs.sapo.pt

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Cristian Rodriguez

A propósito de um post de António de Souza-Cardozo (ver aqui) no blog NovoBenfica, em que considera que Cristian Rodriguez "é um jogador jovem, mas com uma maturidade e um empenho em jogo que surpreendem pela positiva" e que "esta foi provavelmente a melhor contratação do Benfica da época passada", escrevi o seguinte texto:

Concordo com quase tudo o que escreve.

Mas será que ninguém reparou na hesitação de Pinto da Costa quando, há 3 ou 4 meses, lhe perguntaram na SIC se ía contratar Rodriguez ? Eu reparei e disse para os meus botões: o melhor jogador do SLB já é do Porto!

Não gosto de procurar as culpas quando o que estará em causa, na perspectiva do SLB , é procurar soluções.

O SLB não tem sabido comprar jogadores. E também não tem sabido manter jogadores.

Toda a gente dizia há um ano atrás que o melhor jogador do SLB era precisamente o único que vinha a custo ZERO. Comparado com Cardozo (9,15 milhões) e Di Maria (falava-se em 5 milhões), a performance e o potencial de Rodriguez são incomensuravelmente superiores.

Mas se toda a gente sabia isso e se o SLB ainda tinha na memória a má experiência com a pretendida e falhada contratação de Miccolli , por que razão é que não acautelou os seus interesses? Não era preciso ser cientista...

Por este andar, o SLB 2008-2009 vai ser igual ao SLB 2007-2008, isto é, um plantel de sonho, a melhor equipa dos últimos 10 anos, uma possibilidade de escolha que tira o sono a qualquer treinador, apenas para citar algumas das mais conhecidas explicações que o Presidente do SLB foi dando aos portugueses ao longo da época, intercaladas aqui e ali por chamadas da Judiciária e por apelos dramáticos do género "não nos prejudiquem mais", "chega de perseguições".

Moral da história: ficou fora da Liga dos Campeões. Mas "por uma unha negra", isto é, a 1 ponto do Guimarães (jogo em campo) e a 1 recurso da UEFA (jogo na secretaria).

O SLB 2008-2009 está a anunciar contratações ao ritmo de 3 por dia mas, a acreditar na Imprensa, ainda só contratou 2 jogadores. No ano passado também era assim e o que deu foi:

Óscar Cardozo 9,15 milhões
Bergessio 1,5 milhões
Fábio Coentrão 1 milhão
Marc Zoro custo zero
Hans-Jorg Butt custo zero
Di Mar ía e Andrés Diaz 6 milhões
Freddy Adu 1,5 milhões
Luís Filipe 500 mil
Cristian Rodriguez empréstimo
Maxi Pereira 3 milhões
Edcarlos 1,8 milhões
Binya 350 mil
Sretenovic custo zero
Laszlo Sepsi 1,5 milhões
Makukula 4 milhões

Total 30,2 milhões de euros

Com tanto jogador comprado há um ano, não haverá nenhum que se aproveite?

domingo, 22 de junho de 2008

mas que mal fizemos nós para merecer este ódio?

Autocarro de adeptos do FC Porto incendiado
CHAMAS DEFLAGRARAM COM O JOGO A DECORRER
Um autocarro alugado por adeptos do FC Porto ficou destruído pelo fogo hoje em Lisboa, próximo do Estádio da Luz, onde a equipa portista conquistou o sétimo título consecutivo de hóquei em patins.

Em declarações à agência Lusa, fonte da PSP afirmou que as chamas terão deflagrado cerca das 17:15, quinze minutos depois do início da partida no Pavilhão da Luz.

Seis bombeiros e uma viatura de combate a incêndios combateram o fogo, já em fase de rescaldo, que deflagrou no autocarro que se encontrava estacionado na Avenida do Colégio Militar, sem quaisquer adeptos no seu interior.

De acordo com a mesma fonte da PSP, testemunhas no local indicaram ter visto três pessoas junto da viatura, imediatamente antes do início do incêndio, não havendo, para já, nenhuma conclusão quanto à origem do fogo.

Da mesma forma, fonte do Regimento de Sapadores Bombeiros recusou adiantar pormenores relativamente às causas do incidente.

Dois adeptos do Benfica presentes no local relataram à Lusa que estavam a assistir à partida de futsal com o Belenenses quando cerca de 50 pessoas abandonaram o Pavilhão Acácio Rosa, no Restelo, para "receber" os adeptos do FC Porto que tinham acabado de chegar a Lisboa.

Contactada pela Lusa, fonte da PSP afirmou, no entanto, não ter registo de quaisquer confrontos entre adeptos dos dois clubes.


que mal fizémos nós para merecer tanto ódio?


quem anda a incendiar o desporto português?

quem está a transformar rivalidade em guerra ?

Benvindo ao Porto


Rodríguez troca Luz pelo Dragão
PORTISTAS ASSEGURARAM URUGUAIO POR 4 ÉPOCAS
O uruguaio Cristiano Rodríguez vai rumar ao FC Porto, deixando para trás o Benfica, que tentava ainda a renovação do contrato. O esquerdino chegou a acordo com os dragões por 4 temporadas, tendo assinado na sequência de um raide portista a Milão



Não foi Pinto da Costa que disse que o FCPorto luta em campo e investe em bons jogadores ?



Rodríguez troca Luz pelo Dragão
PORTISTAS ASSEGURARAM URUGUAIO POR 4 ÉPOCAS
O uruguaio Cristiano Rodríguez vai rumar ao FC Porto, deixando para trás o Benfica, que tentava ainda a renovação do contrato. O esquerdino chegou a acordo com os dragões por 4 temporadas, tendo assinado na sequência de um raide portista a Milão

Segundo o Record, a ausência da Liga dos Campeões fez Cristian Rodríguez preterir o Benfica em detrimento do FC Porto. O Benfica tinha feito ao jogador uma oferta igual à do FCPorto (7 milhões de euros por 70 por cento dos direitos económicos, num negócio que levaria Cebola a assinar um vínculo de 4 épocas).


Não foi Pinto da Costa que disse que o FCPorto luta em campo e investe em bons jogadores ?

Hóquei em patins - HEPTACAMPEÃO

21-06-2008 HÓQUEI EM PATINS
Benfica-F.C. Porto, 3-4
Sete vezes a reescrever história

Pela sétima vez consecutiva, o F.C. Porto é campeão nacional de hóquei em patins, num novo capítulo histórico bem representativo da absoluta hegemonia azul e branca na modalidade. O feito, já de si inédito, foi renovado e melhorado para ganhar uma designação estranha, de tão rara: Heptacampeão. Onde quer que seja feita, a festa do triunfo, de contornos perfeitamente merecidos, não podia ser mais azul e branca.

Uma temporada, ainda inacabada, com três derrotas em 43 jogos disputados, diz muito sobre a justiça de um percurso de êxito que teve o seu corolário lógico na conquista do 17º campeonato pelos Dragões. O triunfo portista, no jogo e no campeonato, consagrou de modo ajustado a equipa que, de forma consistente e desde o início, mais fez por merecê-lo.

Quatro minutos bastaram para que os Dragões expusessem a inequívoca vontade de resolverem no quarto jogo as contas do campeonato: um potente remate de Reinaldo Ventura, num gesto próprio bem característico, abriu caminho para uma exibição segura dos pupilos de Franklim Pais.

Ventura voltou a assumir o protagonismo pouco depois, assinando o segundo golo do jogo, reforçando da mesma forma e em definitivo a liderança nos marcadores da competição (57 golos). Antes ainda do intervalo, a formação da casa haveria de alcançar o empate a duas bolas com que se chegou ao descanso.

A etapa complementar começou equilibrada e acabou por ser a qualidade do colectivo portista a sobressair, num golpe a dois tempos que fez antever a festa final do triunfo. André Azevedo primeiro, numa oportuna insistência, e Caio depois, após um lance individual, levaram a vantagem azul e branca para os dois golos e abriram as portas do desejado Hepta.

Um golo mais dos anfitriões não foi suficiente para anular a festa azul e branca que, ao apito final do árbitro, se instalou no recinto do adversário e daí se espalhou ao Mundo portista.

O sucesso do F.C. Porto, sete vezes repetido, pode ainda conhecer contornos acrescidos de excelência com a discussão da Taça de Portugal, agendada para o próximo fim-de-semana, em Aljustrel. O mérito azul e branco, esse, já reservou para si um lugar de destaque na história do desporto em Portugal.

Ficha de Jogo

Final do play-off - Nacional da I Divisão – Jogo 4

21 de Junho de 2008 - Pavilhão da Luz, Lisboa

Árbitros: Rego Lamela e José Pinto

Benfica: Carlos Silva; Valter Neves, Ricardo Barreiros (1), Carlitos e Tó Silva (2)
Jogaram ainda: Vítor Hugo, Diogo Rafael e Alberto Balagué
Treinador: Carlos Dantas

F.C. Porto: Edo Bosch; Pedro Moreira, Filipe Santos, Reinaldo Ventura (2) e Emanuel Garcia
Jogaram ainda: Caio (1), Ricardo Figueira, Jorge Silva e André Azevedo (1)
Treinador: Franklim Pais


Ao intervalo: 2-2
Evolução do marcador: 0-2, 2-2, 2-4, 3-4
Disciplina: Cartão amarelo a Valter Neves, Ricardo Barreiros, Carlitos, Tó Silva e Pedro Moreira. Cartão azul a Carlos Silva, Carlitos e Reinaldo Ventura