A propósito de um post de António de Souza-Cardozo (ver aqui) no blog NovoBenfica, em que considera que Cristian Rodriguez "é um jogador jovem, mas com uma maturidade e um empenho em jogo que surpreendem pela positiva" e que "esta foi provavelmente a melhor contratação do Benfica da época passada", escrevi o seguinte texto:
Concordo com quase tudo o que escreve.
Mas será que ninguém reparou na hesitação de Pinto da Costa quando, há 3 ou 4 meses, lhe perguntaram na SIC se ía contratar Rodriguez ? Eu reparei e disse para os meus botões: o melhor jogador do SLB já é do Porto!
Não gosto de procurar as culpas quando o que estará em causa, na perspectiva do SLB , é procurar soluções.
O SLB não tem sabido comprar jogadores. E também não tem sabido manter jogadores.
Toda a gente dizia há um ano atrás que o melhor jogador do SLB era precisamente o único que vinha a custo ZERO. Comparado com Cardozo (9,15 milhões) e Di Maria (falava-se em 5 milhões), a performance e o potencial de Rodriguez são incomensuravelmente superiores.
Mas se toda a gente sabia isso e se o SLB ainda tinha na memória a má experiência com a pretendida e falhada contratação de Miccolli , por que razão é que não acautelou os seus interesses? Não era preciso ser cientista...
Por este andar, o SLB 2008-2009 vai ser igual ao SLB 2007-2008, isto é, um plantel de sonho, a melhor equipa dos últimos 10 anos, uma possibilidade de escolha que tira o sono a qualquer treinador, apenas para citar algumas das mais conhecidas explicações que o Presidente do SLB foi dando aos portugueses ao longo da época, intercaladas aqui e ali por chamadas da Judiciária e por apelos dramáticos do género "não nos prejudiquem mais", "chega de perseguições".
Moral da história: ficou fora da Liga dos Campeões. Mas "por uma unha negra", isto é, a 1 ponto do Guimarães (jogo em campo) e a 1 recurso da UEFA (jogo na secretaria).
O SLB 2008-2009 está a anunciar contratações ao ritmo de 3 por dia mas, a acreditar na Imprensa, ainda só contratou 2 jogadores. No ano passado também era assim e o que deu foi:
Óscar Cardozo 9,15 milhões
Bergessio 1,5 milhões
Fábio Coentrão 1 milhão
Marc Zoro custo zero
Hans-Jorg Butt custo zero
Di Mar ía e Andrés Diaz 6 milhões
Freddy Adu 1,5 milhões
Luís Filipe 500 mil
Cristian Rodriguez empréstimo
Maxi Pereira 3 milhões
Edcarlos 1,8 milhões
Binya 350 mil
Sretenovic custo zero
Laszlo Sepsi 1,5 milhões
Makukula 4 milhões
Total 30,2 milhões de euros
Com tanto jogador comprado há um ano, não haverá nenhum que se aproveite?
quarta-feira, 25 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário